COMO ORGANIZAR O QUARTO DE BRINQUEDOS
Nenhuma criança gosta de guardar seus brinquedos, já que isso significa que a brincadeira acabou e é hora de ir pra cama.Veja nossas dicas para manter o quarto das crianças organizado.
Canetinhas sem tampa, quebra-cabeças incompletos, livros perdidos, migalhas de biscoito espalhadas pelo chão, suco derramado. Tudo nos leva a acreditar que estamos em uma selva, mas é o quarto de brinquedos do seu filho que pede socorro entre o caos e os risos dos pequenos.
Esta é mais uma lição que precisamos dar às crianças.esta não pode ser diferente. Embora possa parecer repetitivo, não podemos deixar de chamar a atenção, quantas vezes forem necessárias, pois todo esforço valerá a pena e daqui a alguns anos os resultados serão positivos. Lembre-se sempre de que "um exemplo vale mais que mil palavras", e não meça esforços para mostrar o que precisa ser feito.
O que precisa ficar claro é que, de fato, nenhuma criança gosta de guardar seus brinquedos, já que isso significa que a brincadeira acabou e é hora de ir pra cama. É aí que entram alguns truques. É sobre eles que falaremos a seguir:
Dicas especiais para organizar o quarto de brinquedos
- Como incentivo para os pequenos, devemos utilizar estratégias como a instalação de mobiliário que facilite as tarefas: armários para guardar os brinquedos maiores, prateleiras para ursinhos e livros, e caixas para os brinquedos menores como bonecas e carrinhos. Assim, aplicamos a técnica do “aprender fazendo”. É importante que as caixas estejam ao alcance das crianças, para que elas consigam se virar sem a ajuda dos adultos. Decore-as com desenhos que indiquem o tipo de brinquedo que vai dentro delas. É legal que o espaço tenha uma mesa para que os pequenos possam exercer sua criatividade construindo jogos, pintando ou desenhando sem serem interrompidos. Os tapetes plásticos também são uma excelente opção para o quarto de brinquedos. Para famílias grandes, uma ideia muito bacana é individualizar o espaço de cada criança - o espírito de competição irá colaborar para que cada uma delas mantenha o seu cantinho organizado.
- Os horários de brincar dependem da idade e, por conseguinte, da fase escolar da criança. Com relação às crianças que estudam no período da manhã, uma ideia de rotina saudável poderia incluir: chegar da escola, almoçar, descansar, fazer o dever de casa e, caso não haja prova no dia seguinte, brincar até as 18h,começando em seguida a rotinanoturna: janta, banho e cama! Uma dica é não permitir que brinquedos antigos se acumulem nos armários. Acompanhe de perto a organização do espaço e doe brinquedos esquecidos pelos pequenos. Outra dica importante é deixar claro que a criança é a única responsável pela organização do espaço. Evite guardar e/ou organizar os brinquedos, pois esta atitude fará com que a criança deixe de cumprir sua obrigação ao perceber que, se não fizer, alguém fará. Em casos de bom comportamento, recompense os pequenos com atividades divertidas.
- Mantenha o quarto de brinquedos sempre limpo, pois, como sabemos, além de usarem materiais como tintas guache e canetas hidrográficas, é comum que as crianças também se alimentem no quarto de brinquedos. Assim, a limpeza é indispensável.
- Os panos Scott® Duramax 3D possuem a exclusiva tecnologia hidrotela, que permite que cada unidade do produto possa ser lavada sem soltar pelos ou fiapos e seja reutilizada até 4 vezes. Com grande capacidade de absorção e resistência, são ideais para tarefas do dia a dia de uma família com filhos. Substitua os panos comuns, que soltam pelos, são difíceis de limpar e se desfazem com o tempo, pelos panos semidescartáveis da coleção Scott® Duramax 3D – a última tecnologia em panos de limpeza. Para o quarto de brinquedos das crianças – onde a regra é bagunçar – a higienização é fundamental. Para isso, tenha em mãos produtos de primeira linha.
Então você sabe, uma paternidade bem-sucedida não necessariamente tem de ser dura e desagradável. Com uma boa comunicação, atitudes positivas, paciência, tempo e muito amor, os desejos mais especiais serão alcançados. Essa fase da infância é considerada decisiva: estamos criando adultos em potencial, e todos queremos dar o nosso melhor. Se seu filho é feliz, saudável, tem uma família unida e que o apoia, ele já tem metade do caminho de sua formação conquistado.