CUIDE DO SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO, MESMO QUANDO NÃO ESTIVER EM CASA
Por mais longo, caótico, difícil ou insuportável que possa ter sido o nosso dia, tudo fica pra trás quando abrimos a porta da nossa casa e nos deparamos com a calorosa saudação do nosso pet. Não há nada melhor do que tirar um tempo para brincar e desfrutar da sua companhia.
O grande problema é quando na volta do trabalho encontramos “presentinhos”, como portas arranhadas, móveis quebrados, latas viradas, pisos sujos ou caixas destruídas.
Definitivamente, não queremos ver triplicadas as tarefas de limpeza ou ter motivos para trocar móveis quebrados a cada seis meses. Então, reunimos essas dicas para que você e seu pet possam ser felizes, mesmo quando você não está em casa:
Maximize o tempo
Uma das maneiras de cuidar do seu animal de estimação é levá-lo para passear todos os dias, pelo menos 30 minutos de manhã e mais 30 minutos no fim do dia; jogue, corra e passe mais tempo com ele, algo que também será muito bom para você. Após a atividade física, os cães chegam em casa cansados e, enquanto você não está, aproveitam para descansar, em vez de danificar os objetos da casa. Se você não tem muito tempo, organize esta tarefa entre os membros da família, para que eles entendam que cuidar do animal de estimação é responsabilidade de todos.
Outra dica é, meia hora antes de sair para o trabalho, ignorar seu pet para que ele não fique ansioso nos momentos de encontro ou separação. Quanto mais atenção você oferecer nesses momentos, mais vai custar para que ele se sinta bem quando não tiver ninguém em casa.
Cuide do seu animal de estimação enquanto minimiza sua solidão
Se o clima e o espaço em sua casa forem adequados, deixe-o ao ar livre. Naturalmente, ele terá a oportunidade de se aliviar e mais espaço para brincar. Não esqueça de deixar água, comida e brinquedos, para evitar a monotonia e mantê-lo distraído.
No entanto, se ele precisa ficar dentro de casa, torne sua solidão mais tolerável, deixe a televisão ou o rádio ligado com um volume baixo, para que a música rompa o silêncio e seu cão fique menos atento aos ruídos que vêm do lado de fora.
Leve-o para uma escola de animais de estimação
Deixá-lo em uma escola ou creche enquanto você vai trabalhar também é uma excelente opção. Além de ter as pessoas certas para cuidar dele, nesses lugares ele pode receber treinamento, conviver com outros cães e desfrutar de jogos ao ar livre.
Antes de escolher um lugar para deixar seu animal de estimação, faça uma visita, veja em que condições estão os pets de lá, converse com outros donos e pergunte a opinião deles. Observe se os pets parecem felizes e saudáveis, esta é a melhor prova de que o lugar é uma boa escolha.
Ou leve-o para o trabalho
Empresas como Zynga, Amazon e Google permitem que seus funcionários levem seus pets para o escritório, pois isso melhora o humor das pessoas e sua produtividade. Uma publicação do Wellness Natural Pet Food mostrou que levar seu animal de estimação, seja cachorro ou gato, para o trabalho pode tornar sua vida mais saudável e feliz 62% dos entrevistados disseram que se exercitaram mais graças ao animal de estimação e 81% disseram que o estresse do trabalho é aliviado graças à proximidade ele.
Verifique no seu local de trabalho se é permitido o acesso de animais de estimação; se assim for,seu pet precisa usar uma coleira com guia e ficar pertode sua área de trabalho. A cada intervalo ou na hora do almoço, leve-o para fora para que ele possa fazer suas necessidades e brincar um pouco.
Para o seu cão se acostumar a ficar sozinho, você deve ter paciência. Quanto mais cachorros você adotar, mais fácil será esse processo.Enquanto estiver em casa, aproveite para passar um tempo e brincar com ele, e torná-lo a melhor companhia para você e sua família.
Referências bibliográficas:
1. Mariarp. Por que você deveria levar seu animal de estimação para o trabalho? Euribor. 6/9/2011.
2. Carolina Tabares. Conselhos para deixar seu cão sozinho em casa. CositasFemeninas.com. 16/9/2011.
3. Sarah Dray. Como adotar um filhote se você trabalha o dia todo. O filhote de cachorro diário.
4. Benjamín Villaseñor. Reduza o estresse no trabalho levando seu animal de estimação. UHMA Health. 20/6/2014.”